locacao-de-plataforma-aerea-sobre-caminhonete-em-sp

Como garantir a segurança no trabalho de plataformas aéreas?

Boas práticas de segurança são imprescindíveis em qualquer área e setor para prevenir acidentes e garantir a cautela e a saúde dos profissionais envolvidos.  Serviços em alturas, por exemplo, exigem uma grande preocupação em relação as medidas de segurança, justamente pela propensão a acidentes ser maior.

As plataformas aéreas são equipamentos usados para realizar trabalhos em altura, como em construções civis, indústrias, limpezas, entre outros. Essas plataformas podem medir até cerca de 43m de altura, e são uma opção prática e eficiente para a operação de serviços em locais altos de difícil acesso.

Esses equipamentos demandam cuidado e conhecimento em sua operação, portanto, ao buscar o locação de plataforma aérea sobre caminhonetes em SP deve-se confirmar se a empresa segue todos os procedimentos das boas práticas de segurança, de acordo com as normas.

Quais são as boas práticas de segurança nesse serviço?

Para garantir um processo eficiente e sem riscos de acidentes é essencial seguir algumas medidas, que inclusive fazem parte de legislações e diretrizes obrigatórias das boas práticas de segurança e devem ser consideradas no aluguel de plataforma aérea sobre caminhonetes em SP.  

  • EPIs

Equipamentos de Proteção Individual, ou EPIs, são meios e dispositivos usados para assegurar o bem estar, a saúde e a segurança dos profissionais em inúmeras atividades. Para as operações em alturas, como é o caso do aluguel de plataforma aérea sobre caminhonetes em SP, os operadores possuem algumas obrigatoriedades para as boas práticas de segurança com relação aos EPIs. São elas:

– Cintos de segurança tipo paraquedista:

É um tipo de cinto que possui cabos fixos a estrutura do equipamento, conectando-o a pontos seguros, minimizando os acidentes por quedas durante o processo do serviço.

– Talabartes

Trata-se de uma extensão do cinto, é o que conecta o cinturão de segurança e ponto de ancoragem. Esse dispositivo faz parte das boas práticas de segurança para proteger o usuário, travando a queda.  Existe o talabarte simples, que usa apenas um ponto de ancoragem, e o talabarte Y, que possui três pontos de ancoragem. O modelo Y é mais recomendado pela empresa de locação de plataformas aéreas em SP, já que seu nível de segurança é maior. 

– Bota de segurança

É um elemento muito necessário das boas práticas de segurança, pois protege os pés e, nesse caso, servem para evitar possíveis escorregões da plataforma que podem causar quedas.

– Óculos de segurança

Protegem os olhos do trabalhador de poeiras, partículas, e da luminosidade. Isso garante a saúde e evita que a concentração do trabalhador seja prejudicada por incômodos.

– Capacete com jugular

Equipamento indispensável para as boas práticas de segurança, o capacete protege a cabeça do trabalhador de batidas, fraturas em quedas e de possíveis objetos que possam cair. Nos trabalhos em altura, é necessário que possua jugular, que é uma fita que se prende debaixo do pescoço, evitando que ele caia da cabeça. 

– Protetor auricular 

Podem existir muitos barulhos emitidos pelos motores dos equipamentos, portanto, usar protetores nos ouvidos para diminuir esses ruídos é uma das boas práticas de segurança para proteger a saúde auricular.

– Luvas

Dependendo do ambiente é necessária a utilização de luvas para proteção das mãos. Em plataformas aéreas elas devem ser mais flexíveis, para que não atrapalhe a operação dos botões e comandos das máquinas.

  • Treinamento

Além dos EPIs, é de extrema necessidade para as boas práticas de segurança que se trabalhe com profissionais qualificados e certificados. Esse tipo de trabalho requer muita atenção e deve-se saber operar cada equipamento de forma eficiente, portanto, os funcionários devem ser submetidos a treinamentos específicos. Esses treinamentos são feitos por profissionais capacitados em boas práticas de segurança, de acordo com as recomendações das normas.

Os operadores dessas plataformas devem ser devidamente habilitados para manusear corretamente os aparelhos, analisar seu estado, avaliar a possibilidade de perigos, fatores externos, saber controlar velocidades e movimentos, enfim, uma série de boas práticas de segurança que influenciam no serviço.

O que saber ao contratar uma empresa de locação de plataformas aéreas em SP? 

Existem algumas precauções a serem tomadas pelos operadores e que devem ser observadas por quem procura aluguel de plataforma aérea sobre caminhonetes em SP, com o objetivo de garantir as boas práticas de segurança, como:

  • Não deixar a plataforma próxima de fios elétricos, elementos mecânicos, entre outras intervenções que podem causar acidentes na hora da operação;
  • Deve-se sempre inspecionar o equipamento antes de começar o serviço para ver se está tudo correto;
  • Também é importante para as boas práticas de segurança, avaliar o espaço em que a operação será realizada, a fim de ver se não existem perigos;
  • Realizar testes de movimento e controle da plataforma para garantir o bom funcionamento;
  • A equipe especializada deve fazer manutenções regularmente na máquina, para manter a qualidade e a funcionalidade;
  • Os EPIs e demais dispositivos de segurança devem ser checados com antecedência.

Na hora de realizar o aluguel de plataforma aérea sobre caminhonetes em SP, certifique-se de que a empresa cumpre todos esses requisitos de boas práticas de segurança, e veja se o profissional possui certificação para o trabalho, de acordo com todas as regulamentações.