Norma-ISO-18878

O que é a Norma ISSO 18878

ISO significa Organização Internacional de Padronização e é uma federação mundial que promove a normalização de produtos, serviços e procedimentos de todos os setores, incluindo normas técnicas e classificações.

A ISO 18878 é uma norma técnica que determina a padronização do treinamento de operadores de plataformas de trabalho aéreo. Essas plataformas são usadas para elevar e posicionar as pessoas, ferramentas e materiais em locais altos para a realização de algum serviço.

As plataformas aéreas são equipamentos utilizados em diversos tipos de trabalho em altura e apresentam modelos e tamanhos que variam de 4m a 43m de altura. É a melhor opção para realizar esses serviços, pois são uma forma mais segura e confortável, que garante mais agilidade e praticidade ao trabalhador.

Por ser uma prática que está sujeita a acidentes, como qualquer outra em altitudes, requer uma atenção especial às medidas de segurança para evitar problemas e acidentes graves.

Existem diversas normas que regulamentam o trabalho em altura, entre elas, a norma internacional ISO 18878 para Plataformas de Trabalho Aéreo – Formação para operador (condutor). Essa diretriz fornece métodos para preparar materiais para administrar o treinamento padronizado de operadores (motoristas) de plataformas de trabalho elevatórias.

A ISO 18878 consta referencias de outras duas normas de segurança para plataformas aéreas, que implicam em sua aplicação. São elas o ISO 16368 para Plataformas de Trabalho Aéreo – Projeto, cálculos, requisitos de segurança e métodos de teste e o ISO 18893, Plataformas de Trabalho Aéreo — Princípios de segurança, inspeção, manutenção e operação.

Portanto, a ISO 18878 é importante para deixar claras as normas para treinamento, familiarização, utilização, manutenção, reparos, inspeção, responsabilidade, qualificação e diretrizes de segurança para avalição de riscos dos operadores de máquinas.

O que é Certificação IPAF?

A Federação Internacional de Plataformas Aéreas, IPAF (do inglês, International Powered Access Federation) é uma organização sem fins lucrativos que promove consultorias, informações, iniciativas e programas de formação e treinamento sobre o uso seguro e eficaz de plataformas aéreas, a partir das legislações e normas técnicas.

A IPAF aprova programas de formação, desenvolvidos por profissionais, e certificados pelo TÜV Rheinland (Organização Internacional de Inspeções Técnicas), cumprindo o ISO 18878.

Os treinamentos para certificação IPAF são ministrados em todo o mundo, por centros de formação, como fabricantes e membros do ramo de locação. São cursos curtos, com conteúdo e exames teóricos e práticos.

Ao concluir o curso de certificação IPAF, o profissional recebe o cartão PAL (Habilitação para Plataformas Aéreas). É um comprovante de treinamento de operadores de plataformas, conforme a ISO 18878, reconhecido no mundo inteiro em diversas indústrias. Os alunos aprovados recebem o cartão PAL, um guia de segurança, um livro de registros de histórico e um certificado.

A certificação IPAF com base na ISO 18878 é importante para o trabalho em alturas pois garante que o profissional tenha um treinamento básico, que irá auxiliar no manuseio seguro e eficaz dos equipamentos.

No caso dos empregadores ou de uma empresa de aluguel de plataformas aéreas em SP, ter profissionais com certificação IPAF e treinamento da ISO 18878 assegura que as exigências legais estão sendo cumpridas, pois as legislações obrigam que os empregados tenham treinamento apropriado no uso dos equipamentos. Além disso, significa que o trabalho será feito de forma segura e com menos riscos de acidentes.

Importância do Treinamento de operadores

O treinamento baseado na ISO 18878 instrui o operador quanto ao manuseio dos equipamentos e em relação aos possíveis riscos.

O profissional fica apto a avaliar os perigos, as condições de segurança, os fatores externos, como as circunstâncias do ambiente, climáticas, do solo, interferências do local, etc. Além disso, o operador bem qualificado pela ISO 18878 deve verificar as condições da plataforma, bem como comandos, painel de controle, carga da bateria, nível de óleo, vazamentos, realizar testes no ambiente e de funcionalidade da máquina.

Os motoristas devem seguir procedimentos e as instruções de segurança, de acordo com a ISO 18878, estando atento os comandos do equipamento, as sinalizações, sempre utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como bota de segurança, colete, protetor auricular e capacete com jugular. Além disso, antes do trabalho, as plataformas devem ser inspecionadas e testadas, para não haver problemas na hora da operação,

Por que procurar uma empresa de aluguel de plataformas aéreas em SP?

A LPTA é uma empresa de aluguel de plataformas aéreas em SP que proporciona equipamentos de alta qualidade, inspecionados e examinados constantemente, além de profissionais capacitados e operadores e técnicos que seguem as diretrizes da certificação IPAF e das normas do ISO 18878, a fim de atender com competência as necessidades de cada cliente, garantindo a segurança e proporcionando satisfação.